Entrevista com Diretor Gensoir de Souza

Formado em pedagogia e filosofia, professor e também diretor conta sobre a importância do ensino presencial

Mineiro da cidade de Rio Espera, Gensoir de Souza, é o atual diretor da Escola Estadual Angélica de Jesus Ferreira, chegou na cidade de Biritiba Mirim lá nos anos 2000, e nunca mais foi embora. Atualmente com 46 anos, o professor e também diretor, é formado em filosofia, com duas especializações na área, e pedagogia. O diretor sempre foi muito envolvido em projetos que abrangem a comunidade, por isso o seu carisma, e empenho em ajudar, e ensinar a população seja o seu diferencial, “Sempre gostei muito de ler, escrever, isso sempre me chamou atenção. Acredito que a educação veio como consequência das escolhas que eu fiz durante o caminho. Sou apaixonado pelo que eu faço”, comenta o professor.

A educação foi um dos pilares que mais sofreram, no começo da pandemia do novo corona vírus, a incerteza do que estava por vir, o que esperar do novo modelo de ensino, assustou não só os alunos, mas, também os professores, que sempre estiveram à frente, para se doar ao máximo em seu trabalho. Gensoir conta como se sentiu “Pegou todo mundo de surpresa, no início não tinha tanto conhecimento como tem hoje, lidamos com o desconhecido, foi um período de reaprender, a gente teve que se reinventar”. O Ensino no Brasil, sempre foi muito criticado pela falta de infraestrutura, e durante a pandemia não seria diferente. Muito se falou de como prosseguiria o ensino durante todo esse tempo, o professor comenta que por parte do estado houve bastante investimento, como, o centro de mídias de São Paulo, mas que, “é claro que nós esbarramos em questões estruturais, tem bairros que não tem acesso nenhum a internet, tem alunos que não tem acesso ao celular, houve um investimento, mas há muitas questões ainda, de infraestrutura e socioeconômica” complementa o diretor.

O professor acredita que a principal defasagem no ensino durante esses quase dois anos de pandemia, foi com certeza, a perca do conteúdo escolar. Quanto a melhora, da educação na cidade de Biritiba ele diz, “será um trabalho ano após ano, não dá pra resolver de um dia pro outro, eu cheguei a juntar apostila no carro e sair para entregar nas casas dos alunos, para poderem ter um meio de aprendizagem”. Na escola em que o diretor atua, ele conta que a volta ás aulas ainda não estão normalizadas, muitos pais não autorizaram os filhos para o retorno, mas que todos seguem os protocolos sanitários, e que com a vacina a volta será gradual.

O ensino presencial nunca foi tão valorizado quanto no último ano, é o lugar onde todas as pessoas crescem, se tornam sociais, encontram o seu lugar no mundo, desenvolvem sua identidade e personalidade, essa sempre será a melhor opção. Gensoir reflete sobre a importância do ensino e um aprendizado que a pandemia causou “Eu penso no quanto o chão da escola é sagrado, a educação acontece nesse contato de estar junto. Ao mesmo tempo como a tecnologia está favorável nas situações mais difíceis do dia a dia, talvez seja um paradoxo do, quão importante é alinhar essas duas coisas, por isso acredito ser muito importante o ensino presencial.

Vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident
Lexie Ayers
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

The most complete solution for web publishing

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Tags

Share this post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Category
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit eiusmod tempor ncididunt ut labore et dolore magna